Bolonhesa da Marcella Hazan!

Molho Bolonhesa… ou o “molho de carninha moída”, como as crianças costumam dizer!
Aparentemente, nenhum mistério para fazê-lo, já que esse molho é presença constante na casa de tantos brasileiros…

Isso até eu topar com a receita dessa senhora italiana (já falecida) que imigrou para os Estados Unidos em 1955 e lançou 3 livros dedicados a culinária italiana. Ela começou a frequentar vários cursos de culinária naquela época, e foi pedido a ela que dividisse seus segredos da cozinha italiana. A partir daí, ela começou a dar aulas de cozinha italiana, e se tornou uma das autoridades sobre o assunto nos Estados Unidos!
Ok, mas qual o mistério? E por que fica tão bom? Ah, isso você vai ver aqui abaixo com a receita do Molho Bolonhesa da Marcella Hazan!

Ingredientes:

25 ml de azeite de oliva
30 g de manteiga
1 cebola média picada
2 talos de salsão picados
1 cenoura média
500 g de carne moída
250 ml de leite integral
Noz moscada
250 ml de vinho branco seco
1 lata de tomate pelado (400 g)
Pimenta do reino moída na hora e sal

Procedimento:

Em uma panela de fundo grosso, adicione o azeite de oliva e a manteiga. Em seguida, adicione a cebola em brunoise (cubinhos bem pequenos) e refogue até que esteja translúcida. Adicione a cenoura e talos de salsão em brunoise e refogue. Adicione a carne moída e tempere com um pouco de sal e pimenta. Refogue a carne soltando os grumos que se formarem com uma espátula ou garfo. Quando a carne secar, adicione o leite e cozinhe até que esteja quase cem por cento evaporado. Tempere com noz moscada e adicione o vinho branco, cozinhando até que tenha evaporado a maior parte. Adicione os tomates pelados e misture bem. Baixe o fogo e cozinhe lentamente em panela tampada, mexendo ocasionalmente, até que o molho esteja espesso e encorpado. Esse processo pode durar algumas horas. Prove e ajuste o sal, se necessário.

Façam e me contem como ficou!
Vale muito a pena!

Beijooooooo

Leave a Reply