Camarão Empanado com Coco e Salada de Kani-kama


Nada me deixa mais feliz do que ver amigos começando a se interessar por culinária, pedindo receitas e dicas! Adoro ver pessoas se aventurando na cozinha e descobrindo um mundo novo de texturas e sabores!

@rodrigojanz me perguntava sobre camarões empanados com coco. Perguntou-me se era difícil de preparar e o que poderia acompanhar. Perguntei se eles curtiam pratos agridoces. A resposta foi sim! Era o que eu queria ouvir!
Ele trouxe a receita do camarão empanado com coco, e eu entrei com os acompanhamentos.

Camarão Empanado com Coco
Você vai precisar de +/- 500g de camarão branco ou pistola limpo. Quando falo “limpo”, me refiro à casca e o intestino. Por usarmos camarões grandes, fica bem fácil remover: com uma faca afiada faça um corte não muito profundo nas “costas” do camarão já descascado. Com um palito ou até uma agulha de crochê pequena (sim, é ótima!), puxe o fiozinho preto (intestino) que tem ao longo do dorso. Para ilustrar o que acabei de explicar achei esse site: http://www.simplyrecipes.com/recipes/how_to_peel_and_devein_shrimp/

Uma vez limpos, passe-os na farinha de trigo. Eles têm que estar totalmente cobertos com a farinha, pero no mucho!

Em um prato fundo, misture 3 ovos, 150 mililitros de creme de leite, sal e pimenta a gosto. Em outro prato, coloque 150 gramas de coco ralado. Ah, cuidado ao comprar coco ralado! Existem vários tipos, muitos deles adoçados que não funcionam para essa receita. Se você conseguir comprar fresco, melhor.

Passe os camarões empanados na farinha de trigo pela mistura de ovos e creme de leite, e em seguida no próximo prato com coco. Aperte um pouco os camarões para que o coco fique bem grudadinho neles.

Frite-os em azeite de oliva, girassol ou canola, de preferência em uma panela ou frigideira funda para que dourem uniformemente.

Uma vez dourados, retire-os da frigideira e coloque-os sobre papel toalha para absorver o excesso.

Agora, uma excelente salada para acompanhar é uma salada que aprendi com a D. Marli, sogra de minha irmã:

Salada de Kani-kama com Manga.
Você vai precisar de 2 pacotes de Kani-kama. Ou 3, dependendo do tamanho do pacote e da fome! Uma cabeça de alho descascada e picada finamente. Meia xícara de salsinha picada também finamente! Sal e pimenta a gosto. Alface, e manga cortada em cubos para servir.

Aqueça 3 ou 4 colheres de azeite de oliva em uma frigideira antiaderente. Adicione o alho picado e frite. Não deixe dourar pois ele começa a amargar! Adicione o Kani-kama desfiado e sal a gosto. Dê uma salteada nele até que esteja aquecido e os sabores incorporados. Adicione a salsinha, mexa bem e prove o sal.

Sirva sobre folhas de alface com a manga picada ao redor. Infalível!

Leave a Reply