Conservas? Easy Breezy!

Tenho que confessar uma fraqueza: Conservas!! Pepinos, beterraba, palmito, azeitonas, tomates, para citar algumas. E na verdade, elas sempre exerceram um fascínio em mim!

Meu primeiro livro de conservas foi um de Oded Schwartz, “Conservas”, ou “Preserving”, seu título original. Sensacional! Testei várias receitas e muitas delas com sucesso!

Por exemplo, Conserva de Cogumelos (Paris, Portobello e Shiitake) em azeite de oliva, Frutos do Mar também em azeite de oliva, Biltong, um tipo de carne seca, Confiture de Chalotas, cebolas agridoces!! Maravilhoso! E por aí vai.
Essa semana testei uma receita, extremamente simples que faz com que você não perca os vegetais que tem na geladeira e que estão começando a passar do ponto. O que estava acontecendo com meus pepinos e minhas beterrabas.

Anyway, essa é uma conserva que fica na geladeira e não é esterilizada. Ela até pode ser, se você tiver a intenção de mantê-la fora da geladeira por até seis meses. Mas aí é outra conversa… para outro post no blog!
No meu caso, era para consumo quase que imediato!

Vamos lá?
Pegue um vidro de conservas e lave bem. Remova todo e qualquer resíduo de detergente. Eu coloco ele ainda no micro-ondas por mais ou menos 3 centímetros de água e ligo por 2 minutos (sem a tampa). Faço isso para ferver um pouquinho e esterilizar. Cuidado para não se queimar!

Descarte a água quente. Sim, aquela que foi para o micro-ondas. Adicione ao vidro: 1 colher de chá de endro (vale a pena investir nesse tempero, é o sabor típico do pepino do Mac!), pimenta em grão, 2 folhas de louro, 4 cravos da índia, e 1 colher de chá de mostarda em grão, se tiver.

Corte pepinos em rodelas de uns 2 milímetros mais ou menos, e uma cebola em fatias finas.
Acomode os pepinos e as cebolas no vidro intercalando os dois.

Agora vem o líquido preparado para a conserva! Em uma panela pequena, coloque 1 xícara e meia de água filtrada, uma xícara de vinagre de vinho branco, 1 colher de sopa de sal marinho (ou normal) e 3 colheres de açúcar. Leve ao fogo e ferva por 1 minuto.

Despeje o líquido quente sobre os pepinos até 1 centímetro antes da borda. Certifique-se de que eles estão imersos no líquido.

Feche o vidro, vire ele umas duas vezes para agitar os temperos e leve a geladeira depois de frio.
Está pronto para o consumo no dia seguinte! E fica espetacular! Tentem! Vocês vão se surpreender!
Beijo grande e até a próxima!

Leave a Reply