Em Busca do Pad Thai Perfeito

Em um dos posts anteriores, mencionei um prato da cozinha Tailandesa chamado Pad Thai.
Provei o Pad Thai a primeira vez nem um restaurante chamado Ayothaya, aqui em Orlando.
Como bom curioso, resolvi ir atrás e ver como e feito e melhor ainda, tentar fazê-lo em casa!

Pad Thai e um prato feito com macarrão de arroz, ovos, molho de peixe, suco ou pasta de tamarindo, pimenta, broto de feijão, camarão, frango ou tofu, servido com amendoins, coentro, cebolinha verde picada e limão.

O Pad Thai se tornou popular na cozinha Tailandesa através do Primeiro Ministro Luang Phibunsongkhram entre as décadas de 30 e 40, quando ele tornou o prato parte de sua campanha pelo patriotismo e centralização Tailandesa, e em parte para reduzir o consumo de arroz na Tailândia.

Final de semana passado eu procurei lojas de temperos asiáticos para comprar os ingredientes e testar o Pad Thai em casa. Achei o Eastside Asian Market onde encontrei os ingredientes que havia previamente pesquisado na Internet para prepará-lo

Entrar numa loja dessas e uma aventura! Posso passar horas e horas lendo rótulos, pesquisando novos ingredientes e fazendo perguntas aos donos ou atendentes da loja!

Obviamente fui ajudado pelo senhorzinho que me mostrou onde encontrar cada ingrediente:
Fish Sauce (Molho de Peixe): Sério, achei que fosse ser uma coisa tipo aliche com sabor super forte. Nada disso, é maravilhoso! Leve e aromático lembrando o shoyo.
Rice Noodles (Macarrão de Arroz): Parece um talharim, só que branco e com cara de plástico. O tiozinho disse para eu seguir as orientações do pacote, que dizia que eu tinha que cozinha-lo por 8 minutos. Depois, descobri que não era necessário cozinha-lo, somente deixa-lo de molho em agua na temperatura ambiente por 1 hora, ou por 30 minutos em água quente.
– Palm Sugar: E um açúcar feito da seiva de um tipo de palmeira. Vem num pote, coberto com parafina, tem a consistência de um mel açucarado. O sabor e maravilhoso, lembrando o açúcar mascavo.
– Thai Chili Sauce: Molhinho de pimenta Tailandês. Bom, picante e funciona super bem.
– Broto de Feijão: Bom, é broto de feijão!

Tive que fazer três vezes e para acertar o ponto dos temperos. Obviamente, não os fiz no mesmo dia.
Na primeira  tentativa, com medo de ter um camarão sem tempero, adicionei sal, o que foi um grande erro. Ficou salgado demais. O camarão, ou frango ou tofu não pode ter nenhum tempero.
Procurei outras receitas na Internet… Fiz ajustes. Na segunda tentativa, a receita não dizia para usar o açúcar de palmeira e sim o açúcar normal. Resultado? Doce demais.
Okay, resolvi ir ao Ayothaya, meu restaurante favorito para provar novamente o Pad Thai. Estava quase chegando ao resultado que queria!
Ajustando as quantidades e ingredientes, cheguei a seguinte receita:

Molho Pad Thai:
– 1.5 Colheres de Sopa de Molho de Tamarindo
– 2 Colheres de Sopa de Vinagre de Arroz
– 1 Colher de Sopa de Água
– 1 Colher de Sopa de Shoyo.
– 3 Colheres de Sopa de Molho de Peixe
– 1 Colher de Chá de Molho de Pimenta Tailandesa
– 2-3 Colheres de Sopa de Açúcar de Palmeira (Palm Sugar) ou Açúcar Mascavo.

Para preparar o prato, procedi da seguinte maneira:

Deixei o macarrão de molho por 30 minutos em agua quente. Perfeito!
Dourei o camarão sem tempero algum (resista a tentação!), e quando estava quase pronto, com uma espátula de madeira puxei o camarão para o lado e quebrei 2 ovos na metade livre da frigideira. Mexi bem até que eles estivessem com o aspecto de ovos “mexidos”.
Com 2 colheres de madeira, misturei o camarão aos ovos  e adicionei o macarrão e o molho Pad Thai previamente preparado à frigideira. Logo adicionei os brotos de feijão. Mexi bem e deixei o molho evaporar e o macarrão terminar de cozinhar.
Servi com cebolinha verde picada, amendoins triturados e dois pedacinhos de limão.
DELICIAAAAA!

Esse prato foi listado como numero 5 em “As 50 Comidas mais Deliciosas do Mundo”, de acordo com a CNN em 2011.

Entendo perfeitamente porque.

Tentem, experimentem, provem, sejam criativos!
Muitas coisas boas podem sair da sua cozinha!

 

Leave a Reply