Tudo o que você sempre quis saber sobre massas…

… mas nunca teve coragem de perguntar, ou a quem perguntar!
As pessoas sempre me perguntam sobre tipos de massa, molhos, cozimento, quantidades e tudo mais.
Pos isso, resolvi responder as perguntas mais comuns!
Espero que os ajude!
Vamos lá?

– Quais as marcas e tipos de macarrão mais indicados?
Na verdade, existem varios tipos de macarrao para varios tipos de cozinha. Como o de trigo, usado para o Lo Mein, o de arroz tipo kuai tiao, para tailandesa e assim por diante, mas vamos nos concentrar nas italianas: como regra, as massas italianas sao sempre as melhores. Ate hoje nunca provei uma que nao fosse boa. Escolha sempre as que sao elaboradas a base de semolina. As artesanais tendem a ser mais caras e melhores!

– Tenho um jantar para 4 pessoas, quanto de massa cozinho por pessoa?
Sendo a massa o prato principal, um pacote de 500g é o suficiente para 4 pessoas. Já se for servido como acompanhamento, 80 – 100g por pessoa são uma boa conta. Existem massas que rendem mais, como o “penne”. Ele sempre rende mais que o espaguete.

– Qual o tempo de cozimento?
Varia de 4 minutos, no caso do cabelo de anjo, a 12 minutos, no pennoni. Como regra, veja sempre a orientação de cozimento no pacote e cronometre. Se no pacote diz que o tempo é de 8-10min, marque 8 minutos no seu timer e prove quanto apitar! A massa tem que estar “al dente”, ou seja, firme ao morder porém não crua!

– Qual o tamanho da panela e quanto de água devo colocar para cozinhar a massa?
Mais ou menos 1 litro para cada 100g. Essa é uma fórmula matemática, mas uma panela grande, com bastante água resolve o problema. Não se esqueça, quando colocar a massa na água fervendo e já salgada, de mexer constantemente nos primeiros minutos para que a não grude. E olha, ela gruda!

– Eu preciso adicionar “um fio de azeite”?
Não… não e não! Isso é lenda urbana! Na verdade, o azeite não passa de um truque para massas que não serão servidas imediatamente não grudem. Se esse for o caso, eu geralmente escorro a massa e coloco uma boa dose de azeite de oliva extra-virgem e dou uma boa chacoalhada na massa.

– Queijo parmesão, combina com tudo??
Nós, brasileiros, temos o péssimo costume de colocar queijo parmesão (de qualidade duvidosa) em tudo. Na verdade, poucas são as receitas de massa que aceitam, ou melhor, com as quais combina o queijo parmesão (parmigiano regiano) ou pecorino romano.
Massas com frutos do mar, por exemplo, não combinam muito com o queijo. Para as com molho de tomate, depende muito do gosto do cliente… Geralmente, molhos à base de creme de leite, carne e queijos pedem… pedem não, gritam por queijo.

– Massa caseira é melhor que massa comprada pronta?
Na verdade, são dois tipos iguais e diferentes, ambos maravilhosos! Com a massa caseira, você tem resultados ótimos, e o sabor é muito melhor, pois é feita na hora. Mesmo se prepará-la somente na manteiga, vai fazer um sucesso tremendo. Apenas preste atenção no tempo de cozimento. Ah, lasanha caseira… Não há nada melhor no planeta!

– Posso usar qualquer tipo de massa com qualquer molho?
Sim e não. Na verdade, você pode fazer qualquer combinação louca, mas eu diria para sempre escolher as tradicionais, afinal, ninguém melhor do que os próprios italianos para saber o que é bom!

– Quais panelas e utensílios eu preciso para preparar massa?
Primeiramente, uma panela grande e boa. Minha irmã, Andréa, me deu uma “Espagueteira” que era sensacional. Por quê? Porque a própria tampa funcionava como escorredor. As alças laterais subiam, e a prendiam. Perfeito!
Agora que temos a todas, ou pelo menos a maioria das perguntas respondidas, o que está esperando??? Mãos à obraaaaaaa!

Comments

  1. Francita

    Simplismente com água na boca lembrando de todas as massas que já comi que foram feitas por você. Delícia … e saudades!!!

Leave a Reply